segunda-feira, 18 de abril de 2011

Nuvem rara: Cirrocumulus

Meus caros, estou de volta com boas fotos!
Na manhã do último sábado, dia 16, um amigo também apreciador de nuvens, o Lanzoerques Jr., me ligou avisando que havia no céu umas Cirrocumulus, então no mesmo momento fui até a janela conferir... e fiquei muito impressionado! Elas estavam em uma extensão enorme no céu, e apareciam juntas com umas Cirrus, formando no céu um aspecto belíssimo para uma manhã de sábado.
Porém, antes das imagens, vamos a algumas de suas características:
Cirrocumulus – se parecem com as Stratocumulus e Altocumulus, mas são classificadas como nuvens altas, estão entre 5.000 e 14.000 metros de altura, e que devido a esta, seus elementos se parecem bem minúsculos, também por isso não geram sombra à superfície; outra de suas características é que não gera precipitação. Por terem este formato, indica que os ventos estão fortes nos altos níveis da troposfera, gerando correntes de jato ou turbulência em aeronaves. Elas podem se tornar (devido aos movimentos ascendentes e descendentes do ar e dos ventos, e por influência da pressão atmosférica) Cirrostratus ou Cirrus. As Cirrocumulus se tornam mais fáceis de serem identificadas quando aparecem próximas a outras nuvens altas, como as já citadas Cirrus e Cirrostratus. Elas são constituídas muito mais por cristais de gelo do que gotículas de água. Estão associadas a uma condição de tempo estável à superfície, mas com instabilidades próximas (devido a toda dinâmica atmosférica fica impossível afirmar que instabilidades de tempo certamente irão se aproximar, quando elas ocorrem).
As fotos foram tiradas da vista do meu apartamento e da própria rua mesmo, tentei pegá-las ao máximo! Já o horário, foi entre as 08:52 e 09:02 (horário de BsB).
Vamos lá, agora confiram:
















6 comentários:

... deolhonocéu. disse...

Eu tb sou admiradora de cirrocumulus... mas elas não são tão raras assim, formam-se na base da corrente de jato, indicam turbulência ou ainda chegada de sistemas frontais frios se precedidas de altocumulus ou altostratus.
LINDAS FOTOS!

Diego Newton disse...

Haaaja turbulência!!!! Eu tenho uma foto que bati do aeroporto de cirrocumulus, coincidentemente, ela formou o desenho da costa brasileira, incrível. Te mando assim que possível!

F. Ferfoglia disse...

Sim, faltou eu especificar que a ocorrência das Cirrocumulus não é tão frequente aqui na região onde moro (Uberlândia e triângulo mineiro); e nessas poucas ocorrências elas se configuram em pequenas parcelas no céu, então nesse dia a quantidade (além da beleza, claro) chamou muito a atenção! rsrs
Você costuma vê-las com frequencia em sua região? É bem possível.
Aproveitando, deixo aqui também meus agradecimentos pela visita de todos e pelos comentários!
Ah, e a próxima nuvem de pouca ocorrência aqui na região a ser exibida no blog será a Nimbustratus, aguardem!
Abraços.

... deolhonocéu. disse...

Ah sim... entendi!
aqui (no PR) os sistemas ainda passam...
lindo blog colega meteoro ;)
trabalhas em aeroporto?

F. Ferfoglia disse...

Oi amiga que gosta de nuvens!
Desculpe a demora.
Sim, trabalho na Infraero, no Aeroporto de Uberlândia/MG.
E você, trabalha na área ou estuda?
Caso queira, me passe teu e-mail que assim te informo sempre que postar algo novo, ok?
Abraço.

Flavia disse...

lindo! acho incrível quando as nuvens formam esse aspecto "esfarelado".

bjo