quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As Cumulus e o bom tempo

Hello amigos.
Neste post irei exibir algumas fotos da nuvem Cumulus. Elas são nuvens baixas, isoladas, com bases definidas, bem brancas, muitas vezes adquirindo um aspecto de "couve-flor". São aquelas que todos desenham livremente, bem fofas, desde a infância, quando se fala em nuvens. Encontram-se entre 500 e 1500m  acima do solo, normalmente.
Elas se dividem entre as espécies: Humilis, quando possui extensão vertical muito pequena; Mediocris quando possuem extensão vertical moderada; Congestus, quando adquirem sua extensão vertical máxima; e Fractus, quando possuem contornos desgarrados, esfarrapados, neste caso geralmente vem associadas a outros tipos de nuvens.
As Cumulus Humilis são as chamadas "nuvens de bom tempo" e não causam precipitação. Já as Cumulus Congestus, também conhecidas na Meteorologia Aeronáutica como TCU (do inglês 'Towering Cumulus', ou Cumulus em Torres) precipitam de maneira rápida, em pancadas, e neste caso são consideradas nuvens de maior desenvolvimento vertical.
O processo de formação delas é feito através da convecção na atmosfera, o que já foi abordado anteriormente. Se as Cumulus Congestus forem vistas numa determinada região antes do meio-dia, certamente não tardarão a resultar numa boa pancada de chuva.
Como vocês puderam observar, as Cumulus seguem certos estágios de desenvolvimento, mas nem sempre elas chegam ao estágio de Congestus, isso depende de certas condições atmosféricas favoráveis, como temperatura, umidade e pressão. Agora se uma Cumulus Congestus avança em seu estágio, daí ela pode ser tornar uma Cumulonimbus de grande poder.
Abaixo, vejam as Cumulus que eu capturei (nas fotos rsrs) recentemente, no dia 26 de janeiro:

 Acima Cumulus Humilis, Mediocris e Congestus mais ao fundo.

 Acima Cumulus Mediocris.

Aqui um TCU já tornando-se um CB.

Várias Cumulus Congestus.

As Cumulus vistas de baixo tampando o sol, fazendo sombra nelas mesmas.

Bom, por hoje é isso aí. Amanhã vou trazer umas fotos de dias atrás, da última chuva com Cumulonimbus em Uberlândia... até.

Nenhum comentário: