terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Entardecer de céu caótico

Como vai pessoal? Há dias estou querendo trazer novidades aqui... andei sem tempo; mas fotos da atmosfera em seus mais diversos e incríveis momentos não faltam!
Hoje irei exibir uma sequência de fotos tiradas no dia 01 de fevereiro deste ano por vota das 17:25h, onde mostram o céu com um certo aspecto caótico.
Os sistemas atuantes na ocasião eram uma Frente Fria avançando da região sul para sudeste do Brasil, juntamente com a já estabelecida ZCAS na faixa entre as regiões norte, centro-oeste e sudeste. ZCAS é a sigla da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um sistema muito comum no verão brasileiro, onde ocorre um canal de transporte de calor e alta umidade da região amazônica em direção ao sul do oceano atlântico (daí o nome) atravessando as regiões centro-oeste e sudeste. Isto gera grande nebulosidade e chuvas nestas regiões. Entretanto, muitos outros fatores estão associados para dar condições a este acontecimento. Irei trazer um artigo sobre a ZCAS produzido recentemente pelo CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o que irá esclarecer melhor tecnicamente, para os mais interessados.
Pois bem, o encontro destes dois sistemas aqui na região proporcionou a ocorrência de vários gêneros de nuvens misturados e apresentados de uma forma incomum. Vejam vocês mesmos...

Acima temos uma mistura de Stratocumulus nas partes mais baixas com poucas Cumulus bem ao fundo e distantes... porém toda esta enorme massa cinza acima são Altocumulus com Altostratus, ambos Opacus, pois são muito espessos ao ponto de ocultar o Sol.

Agora daremos uma maior aproximação nas Altocumulus e  nas Altostratus:


Acima uma leve ocorrência da característica Mammatus nas Altocumulus.

Abaixo os ventos, que deviam estar fortes nesta altura, formam um aspecto de "costelas" muito interessante nas mesmas nuvens:


Abaixo podemos ver duas distantes cortinas de chuva provenientes de Cumulus Congestus... e o dia vai  encaminhando para o Sol se pôr...

Acima na parte inferior da foto vemos Stratocumulus apresentadas de uma maneira bem extensa horizontalmente e estranha, rsrs.


 Algo queimando no céu acima?? Apenas um dos belíssimos efeitos ópticos no pôr do Sol...



E assim encerro o post de hoje. Depois teremos muito mais por aqui! Abraços.

Um comentário:

Flavia disse...

muito bonito esse efeito "rosado" causado pelo pôr do sol.

bjim